20 de abril de 2021


salario minimo 2

De acordo com o banco, o benefício será disponibilizado aos cidadãos que não indicarem conta no requerimento do benefício e não possuírem outro tipo de poupança na Caixa. Não será necessário ir à agência ou apresentar documentos, as contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita pelo banco

 

Caixa começou a liberação do pagamento do Seguro-Desemprego por meio da conta Poupança Social Digital nesta terça-feira, 20. Têm direito ao benefício os trabalhadores formais e domésticos dispensados sem justa causa, inclusive dispensa direta; trabalhadores formais com contrato de trabalho suspenso; pescadores profissionais durante o período do defeso; e o trabalhadores resgatados da condição semelhante à de escravo.

De acordo com o banco, o dinheiro em conta Caixa será disponibilizado aos cidadãos que não indicarem conta no requerimento do benefício e não possuírem outro tipo de poupança na Caixa. Não será necessário ir à agência ou apresentar documentos, as contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita pelo banco. Os beneficiários poderão movimentar os recursos por meio do app Caixa Tem.

Aos que já possuem outros tipos de contas ativas na Caixa, os valores serão disponibilizados nelas e podem ser movimentados com a utilização do cartão da conta ou Internet Banking, além do app da Caixa.

Se o valor do Seguro-Desemprego não for credito em uma das opções anteriores, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui, agências bancárias da Caixa ou Lotéricas.

Veja abaixo informações sobre a liberação do saque do Seguro-Desemprego:

  • Quem tem direito ao Seguro-Desemprego 

    Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
    Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
    Pescador profissional durante o período do defeso;
    Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

  • Como movimentar a Poupança Social Digital

    A conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. A movimentação do valor pode ser realizada pelo aplicativo CAIXA Tem, sem custos, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.Com a utilização do aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.

    Os saques podem ser realizados nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui a partir da geração de token diretamente no aplicativo CAIXA Tem.

  • Ampliação do uso da contaDesde 22 de outubro, com a sanção da Lei nº 14.075/2020, o Governo Federal, estados e municípios podem realizar pagamentos de diversos benefícios sociais por meio da conta Poupança Social Digital, disponível no aplicativo CAIXA Tem. A CAIXA já implementou o pagamento de outros benefícios, como o Abono Salarial e o Bolsa Família, pelas contas digitais.
  • Seguro-DesempregoO Seguro-Desemprego é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado aos trabalhadores. Ele é pago de três a cinco parcelas, de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado, e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa).

    A CAIXA atua como agente pagador do benefício, cujos recursos são custeados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, nos termos da Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

  • Valores 

    O valor do Seguro-Desemprego considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à dispensa. Para o pescador artesanal, empregado doméstico e o trabalhador resgatado, o valor é de 1 salário mínimo.