12 de novembro de 2018

Reforma trabalhista completou um ano neste domingo

reforma trab 1

Por Agência Brasil*  Brasília A reforma trabalhista completou um ano neste domingo dia 11. A legislação alterou mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e institui novas forma de contratação, como a modalidade de trabalho intermitente e a formalização do teletrabalho.Outras mudanças foram a demissão por meio de acordo entre empregado e patrão, formalização do…

Saiba Mais »

6 de novembro de 2018

Quase um ano após reforma, ações trabalhistas caem 17%, diz TST

anamatra

Entre janeiro e setembro deste ano, as Varas receberam cerca de 1,6 milhão de reclamações, contra pouco mais de 2 milhões em 2017   Passado quase um ano de vigência da nova legislação trabalhista, o volume de ações que entraram nas Varas do Trabalho (primeira instância) está em um patamar cerca de 17% inferior a 2017, apontam…

Saiba Mais »

29 de outubro de 2018

Empregado tem direito ao FGTS durante afastamento por doença ocupacional

direito_do_trabalho

Ainda que não tenha sido concedido auxílio-doença pelo INSS, o empregado tem direito a receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se a atividade desenvolvida contribuiu para a doença que resultou em afastamento temporário. O entendimento foi aplicado pela 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao condenar uma empresa a depositar…

Saiba Mais »

22 de outubro de 2018

Indenização e auxílio-doença podem ser recebidos cumulativamente, decide TST

tst

Benefício previdenciário e indenização podem ser recebidos cumulativamente porque são valores com natureza diferente e independente. Com esse entendimento, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma empresa a pagar indenização por danos materiais no valor de R$ 200 mil a um gari afastado após ter sofrido acidente de trabalho. O trabalhador autor do recurso de…

Saiba Mais »

15 de outubro de 2018

Aposentadoria automática por idade no INSS já chega a 17,3% do total

INSS-agendamento-2

São Paulo – A concessão de aposentadoria automática por idade, sem a necessidade de ir a uma agência da Previdência Social, somou 17,3% do total de pedidos desde maio. Há cinco meses, quem pede a aposentadoria por idade não precisa mais ir até uma agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A ideia é…

Saiba Mais »

9 de outubro de 2018

Pessoa que perde 40 dB é considerada deficiente para a Justiça do Trabalho

auditivo

Uma pessoa com perda auditiva de 40 decibéis (dB) ou mais deve ser considerada deficiente auditiva, tendo em vista a desvantagem no mercado de trabalho em relação aos trabalhadores sem o problema. Com este entendimento, a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou uma mineradora a reintegrar um assistente de recursos humanos acometido de surdez unilateral…

Saiba Mais »

4 de outubro de 2018

Dificuldade para contratar deficientes não afasta cumprimento da lei, diz TRT-2

DEFICIENTE-TRABALHO-1

A dificuldade para contratar o número necessário de empregados com deficiência não afasta multa aplicada por descumprimento da lei. Com esse entendimento, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) negou a suspensão de uma multa de R$ 172 mil a uma empresa de consultoria que não atingiu a cota referente a contratação de deficientes. A decisão…

Saiba Mais »

26 de setembro de 2018

Consignado com garantia do FGTS estará disponível a partir desta quarta feira

Termina nesta sexta prazo para pagamento da 1ª parcela do 13º  vUSP Imagens

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil  Brasília A partir desta quarta feira (26) os trabalhadores do setor privado poderão contar com uma nova opção de crédito, o empréstimo consignado com uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia. Por enquanto, apenas a Caixa Econômica Federal oferece a linha de crédito, segundo…

Saiba Mais »